quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Semana 17: Maior e melhor


O seu feto está crescendo rapidamente e começando a ficar um pouco gordinho! O tecido adiposo que o seu “pequeno bebê” está acumulando tem alguns objetivos: ajuda a produzir e a conservar o calor do corpo, é uma grande fonte de energia, e ainda vai dar ao seu filho aquelas bochechas bonitinhas e rechonchudas, perfeitas para beliscar.
Nesta semana, o seu “pequeno bebê” está refinando suas técnicas de sucção e deglutição para o dia em que ele encontrar, pela primeira vez, o gosto do leite materno. Além disso, as células que secretam a testosterona tem funcionado há mais de um mês e, nesta semana, os órgãos sexuais do seu garotinho ou da sua garotinha estão quase prontos para dar um “oi”.
A Experiência da Mãe
Vestindo à maneira SOS. Você ainda está se apertando em roupas da pré-gravidez? É hora de investir em algumas peças de roupa que a deixem confortável. Você será surpreendida com a excelente qualidade das roupas de grávida de hoje em dia. Chega daqueles vestidos que se pareciam com uma barraca, em tons pastéis; não importa o seu tamanho ou estilo, você certamente encontrará algo que irá agradá-la. Se você estiver com o orçamento curto, poderá encontrar algumas boas ofertas em lojas de roupas usadas ou, ainda, conseguir roupas com alguém da família ou amigos. Ao vestir roupas de gravidez, você fará o seu primeiro anúncio público, então, aprecie a atenção que receberá!
Uma palavra sobre a âmnio. Se o seu médico, enfermeira ou parteira identificou um fator de risco que exige que você se submeta a amniocentese, você provavelmente fará isso em breve, a maioria dos médicos realizam este exame antes da 18ª semana de gravidez. A âmnio é o mais preciso método de identificação de muitos defeitos de nascimento, mas não é um teste que toda gestante deve se submeter. É mais comum nas mulheres grávidas acima dos 35 anos de idade, uma vez que elas fazem parte do grupo de maior risco de ter um bebê com defeitos congênitos, como a síndrome de Down . Fale com o seu médico se você deve ou não se submeter a este exame.
Uma dor no... Ninguém gosta de falar sobre isso, mas quase a metade das gestantes têm hemorróida. As hemorróidas são varizes das veias do reto que se dilataram excessivamente, devido ao aumento do volume sanguíneo e ao fluxo na região pélvica. A constipação e o esforço durante o movimento do intestino também podem provocar hemorróidas. Se você é propensa a ter varizes, ou se teve hemorróidas durante a gravidez anterior, você tem mais chances de ter neste momento. A melhor estratégia de prevenção? Tente evitar a constipação ingerindo uma dieta rica em fibras, beber muita água e fazer exercício físico regularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Luisa Tavares - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Luisa Tavares.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo