quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Semana 16: O cuidado do bebê


Até agora você tem visto o seu “pequeno bebê” enrolado em uma bola. Agora é a hora do alongamento, porque os músculos do seu feto tem se fortalecido o bastante para levantar o pescoço e o crânio. Você pode até ver o seu feto sentar-se e relaxar-se numa poltrona amniótica.
Alguns movimentos acontecem em outras partes do corpo, também. O dos braços e das pernas é suficiente para fazer suar—sério! As glândulas do suor se formaram, e embora você se sinta tentada a usar uma mini faixa para controlar este suor, o seu útero manterá as coisas na temperatura ideal. Algumas futuras mamães sentem o primeiro movimento logo no início desta semana, mas não se preocupe se isso não ocorrer com você— o seu bebê é ainda muito pequeno e a proteção do líquido amniótico pode tornar esta tarefa difícil, neste momento.
A Experiência da Mãe
O efeito colateral. Muitos médicos recomendam que você durma de lado durante a gravidez. Acreditasse que deitando sobre as suas costas pode aumentar a pressão sobre a veia cava, o vaso sanguíneo que leva o sangue de volta para o coração. Além disso, dormir de costas pode piorar as dores lombares, principalmente quando você ganhar mais peso. E claro, com o crescimento da sua barriga, fica ainda mais difícil com ela para baixo, mesmo que quisesse. Então, aproveite o seu tempo para se acostumar a dormir de lado. Deitar do lado esquerdo é a melhor opção, uma vez que aumenta a sua circulação e ajuda a minimizar as chances de um edema (inchaço), varizes e outras queixas que surgem devido à má circulação. Muitas mulheres acham que um travesseiro de corpo auxilia para dormir melhor de lado. Você também pode tentar cruzar a perna de cima sobre a de baixo, para ajudar a mantê-la de lado.
Ar sobressalente.  Você se depara respirando e soprando fortemente como o lobo em "Os Três Porquinhos"? Os hormônios da gravidez provocam o acúmulo do líquido em seus pulmões, tornando mais difícil para você respirar profundamente. Mais tarde na gravidez, o útero irá agravar o problema, colocando pressão sobre o diafragma e reduzindo o espaço para a expansão dos seus pulmões. A falta de ar não prejudicará você nem o bebê. Mas se a falta de ar lhe incomoda, converse com o seu médico, parteira ou enfermeira.
Teste Oportuno. Agora é a hora de falar com o seu médico sobre os prós e contras do exame de AFP (alfa-fetoproteína), que mostra os defeitos congênitos, como a síndrome de Down e a espinha bífida. Este simples exame de sangue deve ser realizado entre as semanas 16 e 18.

Tamanho : 11,6 cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Luisa Tavares - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Luisa Tavares.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo