quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Semana 15: Vamos lá penugem


Apesar do seu bebê não ter nenhum cabelo ainda nesta semana, o seu tipo de cabelo será definido agora – por toda a sua vida. Geralmente, para a maioria dos fetos, leva-se mais algumas semanas para começar a brotar cabelinhos. Mas isso não significa que o seu bebê nascerá com uma cabeleira, alguns bebês ficam carecas por alguns meses.
A penugem ultrafina chamada lanugo está crescendo em todas partes do corpo do seu “pequeno bebê”—e  está lá para proteger a pele delicada do líquido amniótico, e, geralmente, desaparece um pouco antes ou logo após o nascimento. Abaixo do lanugo você pode notar alguns vasos sanguíneos, que já estão conduzindo o sangue para diversos lugares. Nesta semana, os movimentos da boca e do rosto já acontecem, e o seu “pequeno bebê” pode estar desfrutando de um novo prazer—o polegar.
A Experiência da Mãe
Iniciativa. Neste momento, as náuseas e a fadiga que você teve no primeiro trimestre, provavelmente diminuíram. Muitas mulheres relatam que neste ponto, começam a se sentir mais dispostas. Se você for uma das sortudas que têm este entusiasmo extra, divirta-se! Faça um passeio, plante flores, ou comece a planejar o quarto do bebê.
Inchaço. Agora é o momento que você pode começar a notar alguns leves inchaços nas suas extremidades, chamado edema. Pés e tornozelos inchados são os mais comuns. Talvez, você sinta as mãos inchadas e os anéis apertados em seus dedos. O edema ocorre quando o fluído é empurrado da corrente sanguínea para os tecidos moles. Esta queixa comum durante a gravidez é causada pelo aumento da circulação sanguínea no seu corpo e pela pressão do útero, em crescimento, sobre as veias pélvicas. A melhor maneira de prevenir a edema é através de exercícios suaves: uma caminhada, um mergulho, uma aula de yoga. Além disso, descanse frequentemente com as pernas para cima (se alguém merece colocar os pés para cima, este alguém é você), e não se esqueça de beber oito copos de água todos os dias. Se você tiver algo a mais que o inchaço nos pés ou nas mãos, ou se também tiver inchaço no rosto ou nos olhos, entre em contato com o seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Luisa Tavares - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Luisa Tavares.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo