quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Semana 14: Olha o passarinho!


Conte a sua melhor piada nesta semana e seu feto pode até abrir um sorriso. A boca do seu “pequeno bebê” pode abrir, fechar e formar um sorriso ou um olhar severo, dependendo do tipo do seu humor. Além da deglutição e sucção que já são reais, aliás, antes que você perceba, o seu bebê irá procurar por um objeto real para chupar. Atenção, o polegar!
As outras partes do rosto, além da boca, também estão tomando forma—os olhos se moveram para a parte superior do rosto e as orelhas se posicionaram no lugar apropriado. O esôfago, traquéia, laringe e cordas vocais também estão a todo vapor, mas o feto ainda não pode emitir nenhum tipo de som. Porém, depois que seu bebê fizer parte deste mundo, ele não vai esquecer de marcar a sua presença. Muitas vezes, no meio da noite.
A Experiência da Mãe
A constante expansão do útero. Perdendo a sua cintura? Isso ocorre porque o seu útero está começando a se posicionar acima do osso púbico. Você pode não se dar conta disso, especialmente, se esta for a sua primeira gravidez. Porém, o seu médico sabe o que ele deve fazer. Ele vai anotar o tamanho do seu útero, medindo a partir do osso púbico até o topo do útero, chamado de fundo, em cada consulta pré-natal. Esta medida indica o sucesso da sua gravidez. Geralmente, a altura uterina se correlaciona com a semana da gravidez. Neste momento, sua altura uterina é de, aproximadamente, 14 centímetros acima da parte superior do osso púbico. Em 20 semanas, será de cerca de 20 centímetros.
Sentindo-se congestionada? Isso pode ser alergia ou resfriado, ou simplesmente outro sintoma da gravidez. Muitas mulheres grávidas percebem que o seu nariz está constantemente congestionado, dificultando a respiração. Isso ocorre porque o hormônio progesterona aumenta a circulação nas membranas mucosas do nariz, fazendo-as inchar. Esta condição é conhecida como rinite da gravidez e, infelizmente, não há muito o que fazer para esta sensação desaparecer. Uma alternativa é usar um umidificador em cada narina, a fim de deixar o seu nariz menos seco. Apenas lembre-se de evitar sprays nasais anti-histamínicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Luisa Tavares - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Luisa Tavares.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo