quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Semana 11: De Coração para Coração


O coração do seu “pequeno bebê” está batendo e o som é, finalmente, suficiente alto para ser ouvido. Seu médico pode sentir os 120 a 140 batimentos por minuto, com um aparelho chamado Doppler você pode ouvir também! (Não se preocupe se o seu médico ainda não puder ouvir as batidas. O feto pode estar numa posição que abafa o som.)
Vamos falar sobre a pele, que cobriu todo o corpo do feto nas semanas anteriores. Se você olhar atentamente, poderá ver uma camada de células formando-se nas pontas dos dedos das mãos e dos pés.  Algum dia, estas células serão as unhas. Celebre este momento, presenteando-se com uma manicure e pedicure—você merece.
A Experiência da Mãe
Desejo de comida. Alguns especialistas dizem que os desejos são a forma do seu corpo dizer o que o ele mesmo precisa. Outros discordam. Ninguém sabe realmente porque os desejos ocorrem durante a gravidez, mas não há dúvida de que em algum momento, quase toda mulher grávida tem um forte desejo por determinados alimentos. Você não deve obedecer as demandas do seu corpo o tempo todo, mas também não precisa ignorá-los, principalmente, se este desejo for algo saudável.
Veja o seu bebê crescer. Durante a gestação, você precisa de 80 a 100 mg de vitamina C diariamente. A vitamina C auxilia o feto na formação de novas células e no desenvolvimento de ossos e dentes saudáveis. Se você tem desejo por laranjas, comendo-as matará dois coelhos de uma vez. O consumo de laranjas e outras frutas citricas é uma ótima maneira de satisfazer as suas necessidades diárias de vitamina C. Outras boas fontes são mamão, morango e brócolis.
O teste de Rh. Na sua primeira visita pré-natal, o médico pedirá vários exames de sangue. Um destes testes irá determinar se você tem uma proteína específica, o fator Rh, em seus glóbulos vermelhos. A preocupação surge quando você é Rh negativo e o pai é Rh positivo, esta combinação pode gerar um bebê Rh positivo. Se este for o caso, o seu corpo pode produzir anticorpos contra o sangue do feto que é Rh positivo, uma situação que pode trazer consequências sérias para a saúde dele. Para que isto não aconteça, você precisará tomar uma injeção com uma substância chamada Rhogam, entre a sua 28ª e 29ª semana para neutralizar qualquer glóbulo vermelho do bebê que possa cruzar com a sua circulação; você também pode tomar esta injeção após o nascimento do bebê, a fim de proteger uma futura gravidez. Em alguns casos, exames e tratamentos extras são necessários, talvez logo no início da gravidez. Você vai precisar tomar o Rhogam para evitar a perda de uma gravidez se você for Rh negativo.

Tamanho : 5 cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Luisa Tavares - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Luisa Tavares.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo